Resumo do sistema
O projeto BECA é uma bateria de chumbo-ácido selada, a ser usada como bateria de backup para o sistema de aviônicos de aeronaves. A bateria é feita para se encaixar em uma bandeja ARINC 404 ¼ ATR e usa o conector DPXB-13-34B. O conector é personalizável de acordo com as necessidades do cliente.
Na parte frontal, a bateria possui um conector DB-25 usado para manutenção e armazenamento. A parte frontal também possui um botão de teste para realizar verificações funcionais durante a manutenção na asa e um disjuntor para proteger a saída da bateria.
A bateria é fabricada de acordo com a TSO C173-a. Esta TSO lista, entre outros requisitos, a DO-293A para qualificação funcional e ambiental e a DO-254 para qualificação de hardware eletrônico.
O MTBF da eletrônica da bateria é superior a 50.000 horas, tornando a substituição das células econômica.
Resumo funcional
A principal função da bateria de backup é fornecer energia de emergência para qualquer subsistema elétrico. Para cumprir essa função de maneira adequada e segura, a bateria é desenvolvida com um aquecedor interno e um bypass de energia para permitir que a energia flua livremente da entrada para a saída, se necessário. Proteções são construídas para aumentar a confiabilidade da bateria e Built-In-Tests são desenvolvidos para ajudar durante a manutenção.
O envelope funcional da bateria, com valores estimados para o tempo total de descarga útil a 120 W, é mostrado no gráfico de 100% e 72% SoC até a tensão de ponto final (19,5 V). A degradação a frio começa a -20 ºC. O aquecedor da bateria pode criar uma diferença de 25 ºC em relação ao ambiente. A proteção contra superaquecimento é acionada a 55 ºC.
O ON BIT da bateria considera que a bateria é ligada quando mais de 350 mA estão passando pela saída. A corrente máxima é de 15 A, protegida por um disjuntor de saída.